Ratazanas são roedores maiores, ótimos nadadores e escavadores e vivem em tocas perfuradas na terra ou em locais protegidos juntos a estruturas de concreto. Geralmente, são encontrados em beiras de córregos e rios, redes de esgoto e fluviais, depósitos de lixo, entre outros locais. A ratazana comum é maior do que o rato negro, tem um corpo mais grosso, cauda mais curta do que a cabeça e o corpo juntos, cor mais clara debaixo da cauda, orelhas pequenas e peludas e nariz grosso
A alimentação das ratazanas e outros roedores é basicamente omnívora, mas têm preferências em função da espécie. Os ratinhos têm preferência por grãos de cereais, a ratazana por carne e o rato preto fruta, verduras, cereais e nozes.
As ratazanas constroem seus ninhos em locais quentes e escondidos usando material picado, como jornais e tecidos. É frequente haver crias de ratazanas nos ninhos e estes geralmente estão localizados perto de uma fonte de alimento.
As doenças mais comuns transmitidas pela ratazana são leptospirose, peste bubônica, tifo, salmonelose e hantavirose. Os ratos e as ratazanas podem carregar micro-organismos causadores de enfermidades como Hantavirose (vírus do gênero hantavírus eliminados nas fezes, urina e saliva de roedores) e Leptospirose (bactérias existentes nos rins e liberadas através da urina).
Também conhecido como rato preto, este roedor é um ótimo escalador. Por esta razão, constrói seus ninhos em lugares altos, como sótãos, forros e telhados. É um animal de hábitos noturnos que costuma agir em um raio de até 60 metros de distância da toca.
Geralmente o rato de telhado se aloja perto de cozinhas, armazéns e zonas portuárias. Esses são lugares com grande concentração de comida. E o cardápio do bicho é variado, passando por frutas, legumes, raízes, carnes e pequenos insetos.
O rato de telhado é considerado uma espécie perigosa devido à sua alta capacidade de disseminar doenças graves aos humanos e animais domésticos. Estes roedores podem transmitir peste bubônica, tifo e toxoplasmose, seja de forma direta ou indireta. Eles podem contaminar alimentos, roer equipamentos e danificar tubulações. De forma mais grave, quando mastigam cabos elétricos podem provocar curtos-circuitos e incêndios. Por conta disso, são considerados verdadeiros vilões para a saúde pública e sua presença deve ser combatida.
Os camundongos são pequenos roedores que fazem ninhos em cantos de paredes, em amontoados de materiais, em pequenas tocas no chão ou dentro de móveis em residências. Uma característica que os distingue dos outros tipos de roedores comensais é a neofilia: eles são curiosos por alimentos novos.
Algumas coisas como comidas expostas, buracos, entulhos, rações de animais sem proteção, ralos abertos e falta de higienização podem atrair os roedores. Logo, é necessário ter alguns cuidados para não ter uma infestação. Os animais preferem locais seguros, quentes e com comida para seus abrigos.
Os camundongos representam uma séria ameaça para a saúde das pessoas, apesar do seu pequeno tamanho. Isso porque os camundongos transmitem algumas doenças como o Hantavirose e a Salmonelose. Além disso, na sua urina está presente uma proteína que desencadeia ataques de asma e outras reações alérgicas.
Copyright © 2024 Marjoc Controle de Pragas – Todos os direitos reservados.
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.