A barata de esgoto, ou barata voadora, Periplaneta americana, é uma das espécies domésticas mais comuns em nosso país. Esse animal pode viver em vários ambientes, preferindo locais mais isolados, quentes e úmidos. Rodapés, rachaduras, cantos, frestas, ralos e caixas de gordura de nossas casas podem abrigar esses seres cuja presença não é muito bem-vinda.
Esses animais são mais ativos no período noturno, quando saem de seus abrigos em busca de alimento, geralmente rico em açúcar e/ou gordura, embora fiações, caixas e roupas também possam fazer parte da dieta dela. Os indivíduos dessa espécie têm condições de ficar até 15 dias sem se alimentar.
Quanto à reprodução, as baratas depositam aproximadamente 15 ovos em uma cápsula denominada ooteca, podendo carregá-la por até 24 horas, depositando-a em abrigos geralmente quentes e úmidos. O período de incubação é de aproximadamente 30 dias, até que nasçam as ninfas, as quais são desprovidas de asas e sexualmente imaturas. Leva-se entre 9 e 19 meses até que um indivíduo esteja completamente desenvolvido em sua forma adulta, sendo que este terá condições de viver por até três anos, dando origem a um valor médio de 800 indivíduos durante esse período.
As baratas são responsáveis pela transmissão de uma gama de doenças: gastroenterites, como salmoneloses e disenterias, infecções, alergias, verminoses, micoses e amebíase. O controle dessas espécies, retirando seus possíveis abrigos e fontes de alimentação, é necessário. Medidas de higiene é necessário como isolar o lixo, manter quintal capinado e sem lixo, eliminar frestas, vãos, rodapés e batentes, conservar os alimentos em embalagens seguras e fazer a aplicação de inseticidas são alguns exemplos do que pode ser feito para controlar a proliferação desse inseto.
As formigas são animais invertebrados, com o maior número de espécies do grupo dos insetos. Existem aproximadamente 18.000 espécies de formigas. No Brasil, são cerca de 2.000 espécies, sendo o país com a maior diversidade de formigas das Américas.
As formigas gostam de comer muitas das coisas que fazem parte da alimentação dos humanos como batatas fritas, pães, compotas e açúcar. Elas são tão atraídas pela água como por alimento. Podem também comer outros insetos.
As formigas vivem em colônias e conseguem habitar em praticamente todos os ambientes, com exceção dos polos terrestres. As formigas cortadeiras constroem grandes ninhos no subsolo, que podem se estender por vários metros. Já outras espécies constroem seus ninhos em pequenos pedaços de madeira sob o folhiço da floresta.
As formigas são ricas em proteínas e lipídeos, mas esse inseto percorre diversos locais, como: cozinha, jardim, fezes e lixo. Logo, quando você come um alimento com formigas, você está comendo também inúmeros microorganismos patogênicos, como vírus, bactérias e fungos. Podendo assim contrair doenças como gripe, tuberculose, verminoses e até lepra, além de intoxicações alimentares, vômito e diarréia.
O percevejo de cama é um pequeno inseto, tem esse nome porque o lugar preferido para viver são as camas, um parasita que pica as pessoas para se alimentar de sangue.
Essa praga vive por até 01 ano, período em que uma única fêmea do percevejo de cama pode gerar de 200 a 400 novos filhotes, claro que isso depende das condições de alimentação e temperatura do ambiente. Os ovos começam a eclodir em um prazo de até 10 dias.
O formato do percevejo de cama é achatado característica ideal para abrigar-se e escondem-se em frestas, colchão, armação da cama e cantos de móveis do quarto. O inseto fica comprido, inchado e com a cor vermelho escura, após se alimentar de sangue. A picada torna-se possível por causa de uma característica bem peculiar dos percevejos de cama têm um aparelho bucal em forma de bico ideal para penetrar a pele e sugar sangue.
A infestação pode ser identificada por minúsculas manchas de coloração amarronzada ou avermelhada no colchão, travesseiro, lençóis e outras roupas de cama, essas são manchas nada mais são do que as fezes do inseto que é o sangue da vítima. Quando há uma alta infestação na cama ou em outro móvel do pode ser sentido um cheiro adocicado, devido a características de suas glândulas odoríferas. O odor forte é bem parecido com o percevejo vegetal (maria-fedô), um inseto esverdeado comum em árvores e plantas. Os percevejos de cama se escondem em locais secos e com mínima luminosidade e fluxo de ar, geralmente de forma muito próxima às suas fontes de alimentação.
Segundo os órgãos de vigilância sanitária e saúde pública, percevejos de cama não transmitem doenças. Mas é inquestionável que esses insetos são umas verdadeiras pragas urbanas e que causam desconforto as pessoas enquanto elas dormem devido as picadas e reações alérgicas causadas quando o percevejo de cama suga o sangue da vítima, já é grande o número de relatos de pessoas que procuram atendimento médico e hospitalar para tratar tais alergias geradas pelas picadas.
As pulgas são pequenos insetos parasitas, de 1mm a 8,5mm, sem asas e que vivem na superfície de animais silvestres, domésticos e do homem. Elas se alimentam do sangue do hospedeiro, transmitem doenças (para humanos e animais) e causam irritações cutâneas. Elas podem ser transmitidas para os humanos de várias formas, pelo contato com animais infectados ou mesmo em casas que ficaram muito tempo fechadas.
As pulgas são adaptadas para saltar até 20 cm verticalmente e 40 cm na horizontal a partir do seu hospedeiro. Além disso, elas podem sobreviver, dependendo da espécie, de dois meses a um ano sem se alimentar.
A infestação de pulgas pode ocorrer por diversos fatores que favorecem o desenvolvimento desses insetos, principalmente por contato com animais infectados, acúmulo de poeira, falta de limpeza em cantos da casa ou frestas no assoalho, usar vestimentas ou roupas de cama que ficaram expostas, contato com animais de estimação em que não é aplicado antipulgas regularmente, Imóveis fechados por muito tempo.
Os sintomas que podem ser passados pela pulga são coceira (Prurido na pele), erupções cutâneas, que podem sangrar e/ou coçar e que ficam esbranquiçadas quando pressionadas. Muitas vezes estão localizadas nas axilas, articulações ou nas dobras da pele, como sob os seios ou na virilha, pode haver inchaço ao redor da lesão ou da ferida, vermelhidão na pele e urticária.
Copyright © 2024 Marjoc Controle de Pragas – Todos os direitos reservados.
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.