Os cupins são insetos pertencentes à ordem Isoptera, que vivem organizados em uma sociedade onde cada animal tem uma função definida. São encontrados no interior do solo ou da madeira e se alimentam principalmente de celulose. Fazem parte da sociedade dos cupins: os operários, os soldados, os reis e as rainhas.
Geralmente assume-se que todos os cupins são consumidores de madeira (xilófagos), porém uma grande diversidade de material orgânico, em vários estágios de decomposição, pode servir de alimento para esses insetos, incluindo madeira (viva ou morta), gramíneas, plantas herbáceas, serapilheira, fungos, ninhos construídos por outras espécies de cupins, excrementos e carcaças de animais, liquens e até mesmo material orgânico presente no solo.
Os cupins são insetos que vivem em túneis no interior da terra ou na madeira. Assim como as abelhas e as formigas, os cupins são animais que vivem em sociedade, onde cada indivíduo tem uma função específica.
As brocas de madeira são besouros que podem medir entre 2,7mm e 7mm, dependendo da espécie. Além de pequenos, esses bichos têm uma coloração marrom ou avermelhada, o que torna ainda mais difícil enxergá-los a olho nu.
Isso porque eles podem se confundir com a cor dos próprios móveis. Assim o caminho para a destruição fica bem fácil.
Na verdade, o problema maior são as larvas. Elas que se alimentam da madeira para sobreviver e crescer. Depois de adultos, os insetos saem voando à procura de parceiros para procriar e deixam o estrago para trás.
Embora elas vivam relativamente pouco tempo (algumas espécies só vivem 24 horas na forma adulta), elas depositam seus ovos em frestas existentes na madeira ou podem fazer elas mesmas os locais de oviposição (depende da espécie). O grande dano que as brocas de madeira causam são orifícios na peça atacada. Cada adulto faz um furo diferente. Ou seja, se houver dezenas ou centenas de insetos, eles podem causar um verdadeiro estrago em móveis ou estruturas feitas de madeira.
Na natureza, os pombos têm a função de controlar insetos e disseminar sementes das plantas que utilizam como alimento as sementes são eliminadas nas fezes, prontas para germinar no solo. Más, nas cidades, ele procura comida principalmente no lixo, onde ingere todos os tipo de coisas, como fungos, bactérias e outros parasitas perigosos à saúde humana.
O hábitat dessa criatura é o campo. As aves procuram regiões altas para fazer o ninho, como encostas e áreas rochosas. É uma maneira, inclusive, de esconder-se dos predadores e proteger os filhotes. Nas cidades, os pombos se instalam nas torres das igrejas, no topo dos prédios ou no forro das edificações.
As doenças mais comuns transmitidas pelos pombos aos seres humanos são provenientes de suas fezes. É o caso da salmonelose, histoplasmose e criptococose. A salmonelose, provocada pela bactéria Salmonela spp, acomete a pessoa que ingeriu alimentos com resquícios de fezes de pombo contaminadas.
Copyright © 2024 Marjoc Controle de Pragas – Todos os direitos reservados.
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.